Startups de Educação

Incrível como tem surgido no Brasil, inovação na área de educação. Por ser um mercado que sangra bastante, aplicativos, plataformas e até sites de conteúdo voltados à educação, pintam mensalmente por aqui e enchem de orgulho a maioria dos empreendedores brasileiros. Ainda não temos por aqui nossa “Duolingo“, com presença em mais de 20 países, mas temos feito bastante coisa legal nesse ambiente.

Investir em educação é por si só, o melhor investimento a curto, médio e longo prazo para qualquer país. Sendo assim o segmento de educação também parte para sua própria transformação. Cursos até então tradicionais, estão se tornando obsoletos. Novas profissões, novas certificações e métodos nascem freneticamente, e o melhor caminho para que isso se consolide é continuar investindo em negócios como os que vou citar adiante.

Startups de Educação

Os EAD (Ensino à Distância) vieram para provar isso. Até a faculdade mais tradicional oferece e-Learnings como MBA e cursos de verão (ótimo negócio para universidades). Mas que vem dando tapas na cara de processos educacionais retrógrados, são as novas formas e métodos de ensino. Parte importante disso são as startups de educação que têm transformado o processo educacional e profissional no Brasil. Eu também sou fruto disso, em 2011 completei parte de um curso em Stanford através da web. 70% presencial, 30% e-Learning. Lembro que na época, até meus pais me questionaram se esse modelo funcionava. Hoje esse mesmo curso, é oferecido no formato presencial e na web (100% e-Learning).

Já temos inclusive um mercado para atender plataformas e-Learning e serviços específicos para que empresas de educação lancem seu cursos online. São as plataformas LMS (Learning Management System) que permitem esse acesso de diversos centros educacionais pelo Brasil afora.

Um bom exemplo é o da MonQi, plataforma que fornece tecnologia para que universidades, empresas e cursos, possam ter presença online. A startup tem em sua dna, a cultura das universidades de Poços de Caldas, o que exemplifica a conexão com educação que a plataforma tem. Outros dois bons exemplos são Edools e EadBox que cada uma em seu foco, cumprem um papel importante no novo sistema educacional.

Tem tanta coisa nascendo que fica difícil elencar numa lista quem faz de fato um trabalho sério e que resolva problema nesse mercado, que acredito ser fundamental para o futuro de um país. Mas vamos às que realmente resolvem problemas e têm um bom caminho pela frente.

Descomplica

http://descomplica.com.br/

O nome já diz tudo. O Descomplica é uma das pérolas da educação no país. Efetiva na entrada de alunos no Enem e nos vestibulares, o site fornece aulas (fáceis) através de uma assinatura mensal. São 6 milhões de alunos conectados mensalmente às aulas mais dinâmicas e simples que se vê por aí. As aulas do fundador e CEO, Marco Fishben, parecem deixar simples matérias como física, por exemplo. Não é a toa que investidores do Vale do Silício enxergam nessa plataforma, uma das mais inovadoras da área de educação no mundo.

startup-de-educacao-descomplica

Caelum

https://www.caelum.com.br/

A Caelum formou mais developers do que faculdades, pode ter certeza. Muito querida e respeitada na comunidade tecnológica no Brasil, escola possui além de sua sede para aulas presenciais, cursos online através da plataforma Alura (http://www.alura.com.br/). Além disso ainda engaja a comunidade de programadores e designers no GUJ. São tão conceituados nesse segmento de educação que têm inclusive um portal para livros (casa do código) e o portal MusicDot. A Caelum trabalha na vanguarda da tecnologia e na ponta da novas linguagens da programação. Toda equipe de TI que se preze, conhece o valor dessa empresa.

caelum

Veduca

http://www.veduca.com.br/

A Veduca (que tem uma grande importância no ensino online) já tem um MBA aprovado pelo MEC. Fundado em 2011 por Carlos Souza é uma das pioneiras e juntamente com o Descomplica formam os pilares da educação online no país. Já recebeu investimento do Vale do Silício também. O grande trunfo da Veduca, juntamente com seus programas certificados, são os cursos gratuitos oferecidos por universidades de todo o mundo. Algumas universidades renomadas  como USP, entre outras oferecem cursos gratuitos através da Veduca.

startup-de-educacao-veduca

Cers

http://cers.com.br/

De Recife para o Brasil inteiro! O Cers (Complexo de ensino Renato Saraiva) é um site que oferece centenas de cursos online focados em concursos públicos. Milhares de pessoas acessam o site atrás do funcionalismo público e concorrências em cargos de renome. A grande cartada do Cers sempre foi contratar (e recompensar) o professor de forma excepcional nos cursos oferecidos. Isso atraiu alguns dos melhores professores de cursinhos do país a serem efetivos no site. Por consequência, os alunos, atrás de professores renomados em direito, segurança e em finanças, vieram organicamente aos cursos do site.

startup-de-educacao-cers

Qranio

https://qranio.com/

Apreender se divertindo, essa é a fórmula do Qranio, plataforma social de gamming learning. Com uma proposta de aprendizado rápido e interativo, a startup permite que usuários possam: potencializar a memória, acumular pontos através de um ranking e além disso desafiar amigos através dos aplicativos para uma guerra de perguntas com qualquer tema sugerido pelo app. Além disso a bandeira levantada por Samir Iasbeck, o fundador, faz do Qranio um dos epicentros da educação não convencional do país. Uma grande sacada.

“making learning fun”

startup-de-educacao-qranio

EduK

http://www.eduk.com.br/

Cursos profissionalizantes são o foco dessa plataforma fundada em 2013. Cursos como moda, artesanato, fotografia e design são alguns dos assuntos escolhidos pelos usuários que frequentam o site. A curiosidade é que a fundação do site conta com o técnico Bernardinho que se juntou a Eduardo Lima e Robson Catalan para lançar a EduK. Um dos grandes lances da plataforma é a grade ao vivo com programações de profissionais ensinando desde fabricar bolos até fotógrafos dando dicas de como dar o melhor clique.

startup-de-educacao-eduk

Kidint

http://www.kidint.com/

Anote esse nome “Teoria das inteligências múltiplas” (teoria IM de Howard Gardner). É um dos principais focos da plataforma Kidint, que já começa com presença no Brasil e na América Latina. O grande negócio (e sucesso) da Kidint é acompanhar o progresso do seu filho através dos apps e dos relatórios poderosos oferecidos pela empresa. Línguas, matemática, psicologia e até música podem ser acompanhados com testes e relatórios. Uma biblioteca de livros interativos serve de instrumentos para os testes e análises. Vale à pena dar uma olhada clínica nesse tipo de educação.

startup-de-educacao-kindit

Leiturinha

http://clube.leiturinha.com.br/

Educação infantil. O Leiturinha não é propriamente dita, uma escola. Mas entrega através de uma assinatura mensal, livros de alta qualidade para crianças lerem com seus pais. Além disso o Leiturinha Digital, completa o serviço com conteúdo exclusivo para tablets e outros devices. Quem assina o Leiturinha, sabe da importância e serviço que estão prestando. Em tempos em que crianças estão perdendo o gosto por literatura, o Leiturinha presta um verdadeiro bom serviço à família. Além disso, o impacto na criança é altíssimo, já que na maioria das vezes a leitura é feita juntamente com os pais. A qualidade dos livros surpreende.

startup-de-educacao-leiturinha

Fazinova

http://www.fazinova.com.br/

startups-de-educacao-fazinova

Não dá para fechar os olhos no poder de engajamento e comunicação da Bel Pesce e seu livro A menina do Vale. Prova dessa “bazuca empreendedora” foi o crowdfunding capitaneado pela própria Bel, que arrecadou quase R$1 milhão, recorde no Kickante. Esse poder se estende à FazInova, plataforma de cursos online com foco em empreendedorismo. Um dos pontos altos do site é o canal #Fail, onde um bate papo sobre falha é destrinchado com um empreendedor que já aprendeu com as próprias falhas.

Meu Sucesso

meusucesso.com

A geração de valor está em alvoroço com as dicas e pensamentos do Flávio Augusto. Não é uma simples análise pensar que o Meu Sucesso (iniciativa do empresário que vendeu as escolas da Ometz Group para a Abril Educação), será uma das potências da educação online no país. O lançamento do livro Geração de Valor previu isso. Milhões de jovens seguem cada passo do grupo. Uma das grandes sacadas do próprio Flávio e do CEO Sandro Magaldi foi justamente colocar empreendedores de verdade para dar testemunhos, aulas e até conceder entrevistas na plataforma. Com dinheiro, engajamento e bons empreendedores, o Meu Sucesso já é um gigante.

startup-de-educacao-meusucesso

Beved

https://www.beved.com.br/

Made in San Pedro Valley, o Beved é uma das plataformas de conhecimento mais democráticas da web. E feita por especialistas reais. O site oferece desde cursos rápidos de programação até aulas direcionadas a ensinar tarefas rápidas como: editar vídeos, criar perfis, cursos de culinária, fazer sites entre outras tarefas. Grande parte do site é gratuita. A navegação e facilidade do site é um dos pontos altos.

startups de educacao

Aluni.me

http://aluni.me/

A Aluni é uma plataforma de ensino online do Rio de Janeiro focada em cursos de qualificação, exercícios práticos, workshops entre outros formatos. Um dos diferencias da Aluni é oferecer um formato de clube que vai além do site, onde descontos em livrarias e estabelecimentos relacionados com educação. É um dos primeiros movimentos de plataformas começando a oferecer conteúdo e vantagens fora da plataforma.

aluni

GAPI

Para comprovar a inovação na área da educação, a Gapi lidera uma nova onda de plataformas focadas na produtividade. Nesse caso, para resolver o dia a dia dos professores. A plataforma permite a gestão de alunos, correção de provas e o armazenamento de dados para aplicação de provas, testes e trabalhos. Ainda em testes, a ferramenta vai entregar algo único para os professores no Brasil. Temos aqui mais de 2 milhões de professores no país, em diversas áreas e especializações. A correção de provas é um bom exemplo de ineficiência produtiva. Fundada por empreendedores que criaram a EzLike, a Gapi vai dar o que falar no segmento de educação. Fique de olho!

http://gapi.com.br/

STOODI

Outra pérola dos vestibulares, a Stoodi ajuda milhares de alunos com foco em passar em faculdades de ponta e no Enem. Além disso, o reforço escolar é algo sério na plataforma. Com planos de assinatura começando em R$12,49, a paulistana Stoodi vem fazendo um trabalho incrível em ajudar os alunos. A plataforma tem mais de 1300 vídeos e mais de 2300 exercícios disponíveis. Outro ponto forte é plano de estudos, focado no aluno. A empresa foi acelerada pelo Acelera-MGTI.

https://www.stoodi.com.br/

Deu para sentir que a Educação já mudou, certo? Mas tenha a certeza que é apenas o começo de tudo.

Você vai gostar também

Reflexões sobre o livro “Rework” Esse texto é um apanhado de Reflexões sobre o livro "Rework" de Jason Fried e David Heinemeier Hansson - fundadores da 37Signals, empresa responsável ...
90% das Startups “Vão para o Vinagre” Não sou quem diz ou afirma isso. O estudo capiteneado pela Allmand Law, uma consultoria americana especializada em finanças e planejamento elaborou um...
A reviravolta do mundo dos games Quem é do ramo sabe que o mundo dos games está em plena transformação. Consoles, apps, plataformas e até televisores estão convergindo entre si para f...
Hangout Social 175 – a Economia da Recorrênc... Bom compartilhar com vocês o hangout que participei como convidado no canal Social 175. Falei um pouco de: Assinaturas, Cobrança Recorrente, Vindi e t...