Esse é um artigo sobre o que há de melhor, se tratando de prédios no Guarujá. Portanto, o título “melhores apartamentos do Guarujá” foi elaborado com base em perguntas e pesquisas feitas com moradores,  arquitetos e conhecedores da região e obviamente, tem visões pessoais.

Praias badaladas, ótimos restaurantes, infraestrutura ampla para famílias e diversão, o Guarujá abriga alguns dos edifícios mais icônicos do litoral paulista. Cheios de lendas, acontecimentos de famosos, cerimônias e com alma de grandes arquitetos, alguns prédios do Guarujá contam a história do lugar, que sempre foi chamada de “Pérola do Atlântico”.

Garantimos nessa lista o que podemos chamar de “funcionalidade e adequação”, coisas importantes em arquitetura, especialmente em cidades litorâneas como o Guarujá.

Melhores apartamentos do Guarujá

Esse artigo tenta capturar a real sensação dessa cidade litorânea tão desejada. Alguns apartamentos do Guarujá, contemplam obras renomadas de arquitetos que influenciaram diversas obras pelo Brasil e esses, na nossa visão, se destacam em meio ao avanço acelerado de obras não funcionais. Para elaborar essa lista, usamos um misto de:

  • Localização;
  • Praia (qualidade);
  • Infraestrutura;
  • Arquitetura e funcionalidade do prédio;
  • Modernidade.

Listas são sempre difíceis, mas servem como uma espécie de bússola, para ajudar pesquisas e sugerir caminhos para quem quer conhecer um pouco mais sobre um assunto. Essa não é diferente. Há quem goste de modernidade, outros de sentir a história de lugares. O Guarujá moderno (tempos atuais), flerta com o que há de mais moderno em moradias, com condomínios de luxo, embalados pela nova classe média e com a história de um lugar que foi palco de muitos acontecimentos importantes da cidade de São Paulo e do Brasil. Mas, pode ensinar muito no quesito funcionalidade e adequação: detalhes importantes no ambiente “praia e cidade”.

Vamos à lista.

Edifício Sobre as Ondas (1)

Quem abre essa lista é o fantástico “Edifício Sobre as Ondas”,  um edifício residencial localizado entre as praias das Pitangueiras e Astúrias. O projeto do edifício foi aprovado pela prefeitura em 26 de outubro de 1945. A construção começou no ano seguinte, mas a inauguração oficial deu-se apenas em 17 de julho de 1951.

É literalmente uma obra da arquitetura que ainda dispõe de um restaurante no térreo (bem simpático, por acaso).

Mais sobre o Edifício sobre Ondas

Arquitetos: Oswaldo Corrêa Gonçalves e Jaime Campello Fonseca Rodrigues

Engenheiro: Gregory Warchavick

Construção: 1951

Endereço: Avenida General Rondon, 30, Pitangueiras

edificio sobre as ondas

edificio sobre ondas
Foto: Patrícia Furquim/Veja SP
edificio sobre ondas
Foto: Patrícia Furquim/Veja SP

Edifício Azul Mar (2)

Esse edifício é um verdadeiro sonho para quem quer morar num apartamento que carrega a identidade do Guarujá. Com apartamentos de até 145 metros, o “Azul Mar” tem uma bela vista da praia de Pitangueiras, é pé na areia e tem uma localização excepcional. A fachada do prédio é o que o urbanista Raul Juste Lores chama de “calçada viva”. Sem recuo, a fachada do “Edifício Azul Mar” é uma verdadeira aula de arquitetura e serve de modelo para toda urbanização da praia.

Construído em 1985, a calçada é uma homenagem ao melhor do Guarujá: arborizada, com ótimo recuo, de frente para a praia, num quarteirão muito bem frequentado, em sua maioria por moradores tradicionais da região. De quebra, o ar puro garantido pela reserva (ao lado do condomínio), garante uma qualidade da localização.

Calmo, com muito verde em volta e com uma localização impecável, esse prédio sem recuos é uma das melhores escolhas no Guarujá.

Edifício Azul Mar
Um show na fachada e na calçada.
Edifício Azul Mar
Clássico “praiano”

azul mar edificio guaruja

vista azul mar guaruja
Vista do Edifício Azul Mar

Mais sobre o Edifício Azul Mar

Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 270 – Pitangueiras

Arquiteto: —

Construção: 1985

Edifício Tendas (3)

“Sua calçada é a areia da praia”. Essa é a definição perfeita para o Edifício Tendas, na praia das Astúrias. Próximo ao Mirante das Galhetas, o “Tendas” é um pé na areia de respeito. Vista, localização e funcionalidade são os atributos que esse prédio entrega para os moradores desde os anos 60, onde reinou sozinho por algum tempo na praia das Astúrias, umas das mais badaladas da região, o que faz do “Tendas” um dos melhores apartamentos do Guarujá.

O prédio foi reduto da elite do surfe até os anos 80 na região.

Endereço: Rua General Monteiro de Barros, 404 – Astúrias

Arquiteto: —

melhores apartamentos guarujá - Edifício Tendas

melhores apartamentos guarujá - Edifício Tendas

melhores apartamentos guarujá - Edifício Tendas

Edifício Monduba (4)

Um dos clássicos do Guarujá, o Edifício Monduba, projetado pelo modernista Rino Levi, é uma das referências arquitetônicas no balneário. O prédio reúne tudo que um prédio “praiano” precisa: localização, acessibilidade, história e um térreo funcional.

Em 1951 passou a abrigar no andar térreo o Restaurante Monduba, que ainda está aberto e é muito bem frequentado (foi rebatizado de Tahiti Monduba e agora chama-se Monduba Restaurante) no andar térreo do edifício. Esse restaurante foi palco de almoços e jantares requintados, comandados pelos irmãos Guido e Bruno Romanese, reunindo representantes de famílias de nomes que lembram a tradição do mundo empresarial de São Paulo, como cita o blog Guarujá das Antigas.

Um clássico da região e um sonho grande para quem conhece o Guarujá.

Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1392, Pitangueiras

Arquiteto: Rino Levi

Construção: anos 40

edficio monduba guaruja - melhores apartamentos do guaruja
Foto: Monica Kaneko

Edificio Monduba - Rino Levi
Foto: Raul Justes Lore
monduba edificio guaruja
Foto: Raul Justes Lore

Condomínio Edifício Pitangueiras (5)

O Edifício Pitangueiras, de 8 andares, foi construído em 1942 e foi o primeiro prédio chamado de “grande porte” na época que foi construído. Projeto de um arquiteto alemão, o prédio é um pioneiro do Guarujá. Com 8 andares, era chamado de “arranha céu” quando ainda figurava isoladamente na praia das Pitangueiras. 

Ele abriu os caminhos para todos os outros prédios da região.


Edifício Pitangueiras guaruja

Edifício Pitangueiras
Edifício Pitangueiras em tempos antigos

Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 630 – Centro

Arquiteto: —

Construção: 1942

Edificio Flamingo (6)

Outro prédio clássico e famoso da Orla é o Edifício Flamingo na praia Pitangueiras. Com sua obra concluída em meados dos anos 50, os apartamentos têm em média 100 metros quadrados cada e alguns atributos fazem dele um dos melhores apartamentos do Guarujá: localização, arquitetura, acessibilidade. O que dificulta um pouco é a ausência de garagem.

O edifício Flamingo é outro clássico pé na areia.

edifício flamingo guaruja

edifício flamingo guaruja

Endereço: Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 1240 – Centro

Arquiteto: —

Construção: anos 50

Gostou dessa lista? Quer sugerir outro apartamento ou prédio no Guarujá? Escreve nos comentários.

Author

Write A Comment